terça-feira, setembro 09, 2008

Papo inteligente

Todas as vezes que me pergunto se estou no lugar certo, recebo do Cósmico algum sinal. Tentarei esclarecer.Como professora, nem sempre me sinto feliz em sala de aula, pois não está fácil aturar alunos indisciplinados e desrespeitosos. Mesmo amando o que faço, acabo, no entanto, me questionando se deveria continuar a ser educadora. Foi assim com este estado de espírito, que saí de casa em uma segunda-feira, chuvosa e fria, às 6h da manhã.Tomei um ônibus, mesmo assim cheguei encharcada na escola, para começar um período de seis aulas, com alunos do ensino médio, que não costumam comparecer em massa no primeiro dia da semana, pois passam o domingo na 'balada'.E digo isso com certeza absoluta, não é delírio meu e nem inveja porque eles ficaram em casa naquela manhã chuvosa e eu não. Certo dia perguntei a uma aluna porque faltava tanto nas minhas aulas. Ela respondeu com a maior naturalidade "é que eu passo a noite na 'balada' professora e, não agüento vir à escola na segunda". Perguntei a ela quantos anos tinha: "quinze", respondeu. Perguntei de novo "sua mãe sabe disso?" Levantando os ombros com indiferença respondeu "sabe." Se a mãe sabe o que eu poderia fazer a respeito?
Portanto lá vou eu, para as primeiras aulas de uma segunda-feira cinzenta. Subo as escadas, cadernetas, bolsa, garrafa de água, giz antialérgico - está escrito na embalagem - e, depois da terceira aula, desço para um cafezinho com aquele eterno sabor de coisa requentada.
Ainda questionando meus neurônios se estava no lugar certo, fui dar uma volta no pátio (nunca vou entender porque professor fuma em locais públicos já que tal ato é proibido por lei federal, estadual e municipal). Uma aluninha que era de "outra" escola e foi transferida para esta, veio me beijar e conversamos um pouco. Na "outra" escola ela era minha aluna, nesta, tem aula com uma nova professora.Durante nossa conversa ela diz "sinto tanta saudade das suas aulas e de papo inteligente que a senhora tinha com a gente".Agradeci e voltei feliz da vida , para ministrar as três últimas aulas.

Nenhum comentário: