terça-feira, dezembro 19, 2006

A festa pagã

Com certeza Jesus não nasceu no Natal. Nessa data comemorava-se o culto ao deus Mitra, muito popular em Roma, no século II. Mas a história do Natal começa bem antes, há aproximadamente 7000 anos antes de Cristo. Celebrava-se o solstício de inverno, que era a noite mais longa do hemisfério norte, no final de dezembro. A partir daí os dias ficavam mais longos, facilitando o plantio e a colheita. A festa durava dias, regada a muito comida e vinho.
O Papai Noel realmente existiu, chamava-se Nicolau de Myra e era um bispo. Diz a lenda que ele era um homem muito rico e que gostava de ajudar as pessoas. Viveu no século IV, na Ásia Menor. A imagem do religioso bonzinho só mudou no século XIX com o surgimento da publicidade natalina. Nessa época a imagem do religioso foi modernizada e substituída pelo Papai Noel que conhecemos hoje: gorducho, com roupas vermelhas e que mora no Pólo Norte. Na década de 30, sua imagem foi usada pela Coca-Cola e fez tanto sucesso, que passou a ser a figura mais popular do Natal. Além das compras, claro.
Hoje, o Natal é símbolo de todos os excessos: o comer de mais, beber sem limites, afundar-se no cartão de crédito, estourar o cheque especial. Sem falar na loucura que é entrar em um supermercado ou andar pelo centro comercial.
Alguém se lembra de Jesus? Aqueles que freqüentam alguma igreja, sim. Mas, a grande massa, ignara e frenética, que compra compulsivamente, só pensa em gastar. O que faz a alegria do comércio e da indústria. Aí, aparece na mídia aquelas campanhas, feitas por gente tão abnegada, recolhendo brinquedos, roupas e alimentos e, que não tem consciência de que estão só inflacionando as vendas, dando grandes lucros aos comerciantes.
Pergunto: se a civilização ocidental não tivesse o hábito de dar presentes, alguma criança ficaria infeliz? A própria sociedade cria vícios, hábitos e depois não é capaz de perceber seus resultados nefastos. E, ironicamente, tenta neutralizá-los com campanhas , ditas fraternais.
O Natal, para a maioria da população, já não é mais usado para lembrar o nascimento de Cristo. Mas sim, para uma frenética e consumista ilusão de fraternidade. Uma verdadeira farra pagã. Voltamos ao começo....

Nenhum comentário: