terça-feira, agosto 05, 2008

Sobre a Teoria Sistêmica

“O essencial é simples” Bert Hellinger

Por que não sou feliz? Por que não tenho o relacionamento que desejo? Por que repito os erros de sempre? Essas perguntas fazem parte da nossa busca interior: ser plenamente feliz.
O amor é sempre o pano de fundo das nossas ações, buscas ou conflitos. Desatar os nós deixá-los fluir é o caminho para que possamos resolver nossos conflitos.
Segundo Bert Hellinger são três as necessidades básicas em nossos relacionamentos: a necessidade de equilíbrio entre dar e receber, a necessidade de pertencer, a necessidade de hierarquia dentro do sistema. Para solucionar nossos conflitos é necessário reconhecermos e respeitarmos essas necessidades. E, o amor é o caminho. É ele que nos leva a sentir que estamos no lugar certo.
Quando não ocupamos o nosso lugar, a hierarquia se desestabiliza e os conflitos se expõem. Na família, na escola ou no trabalho cada um deve assumir o seu papel e desenvolver o que lhe pertence. Assim, a energia do amor se restabelece e os conflitos se extinguem.

Constelação Familiar

Terapia desenvolvida por Bert Hellinger, psicoterapeuta alemão que trabalha as energias que envolvem os sistemas familiares. Essa terapia destina-se a pessoas que desejam trabalhar suas relações familiares e profissionais: conflitos, angustias, ansiedades, perdas, entre outros. A Terapia Sistêmica Fenomenológica cuida de desfazer os emaranhados que envolvem as pessoas no sistema energético de suas relações. Na Constelação, os fatos ocultos, sentimentos conflitantes, são aflorados juntamente com seus reflexos negativos, na vida e na saúde das pessoas. Revelando os bloqueios que causam angústias e felicidades, pode-se trabalhar essas emoções e encontrar soluções para se libertar dos problemas.

Gizelda Bassi
Agosto/2008

Nenhum comentário: