segunda-feira, fevereiro 25, 2008

As mensagens que me envia

Para Gustavo

Gosto muito das mensagens que me envia. As palavras causam efeitos às minhas emoções. Às vezes me enchem de esperança, me fazem sonhar, me deixam com coragem de ir em frente em sonhos que eu imaginava que seriam só sonhos, me deixam menos só, fico corajosa, ascendem meus desejos, ouso até sonhar que o meu amor virá até mim.
Mas tais efeitos não duram para sempre. As mensagens se desvanecem, somem no ar, minha memória as deleta. Então, a minha realidade, tão concreta se mostra novamente. Pode ser também porque, como ser humano, não vivo só de palavras, às vezes a matéria precisa de coisas mais palpáveis: do toque, do abraço, do afago.
Porém, tal como um pharmakon - droga, em grego - alguma coisa fica, algum efeito permanece: a esperança talvez, um pouco de coragem, a fé que o amor é mais forte do que qualquer outra coisa, que a razão às vezes deve prevalecer, mas, acima de tudo que não estamos sós em momento algum.
Por isso, as palavras devem ser ditas com a certeza de que passamos a alguém muito mais do que sílabas tônicas ou átonas, verbos ou pronomes. Elas possuem a energia criadora, são capazes de transformar, unir, tocar a alma, de quem as lê ou ouve.
E, felizes aqueles que possuem a sensibilidade para ler as entrelinhas, pois a leitura de uma mensagem vai além do que as palavras estão dizendo. Há também de se pensar o que o destinatário da mensagem quis nos dizer ao nos enviá-la: “era isso o que eu lhe diria”, “para lhe ajudar”, “para cessar a sangria da sua alma”, “para aquietar suas angústias”, “para que o dia de hoje seja mais feliz”.
Mas no fundo, bem no fundo, a gente quando envia uma mensagem para alguém, quer dizer para o destinatário simplesmente: “gosto de você, fique bem”.
Por isso, leio sempre as mensagens que me envia, com os olhos do coração.

Nenhum comentário: