quarta-feira, abril 04, 2007

Conheça-se

A vida moderna se realiza num mundo de muito barulho, de correria desenfreada, portentosa inimiga do silêncio, fundamental à reflexão. Na tribulação dos compromissos, da luta pela sobrevivência a qualquer custo, do empenho pelas conquistas materiais, muito pouco paramos para refletir sobre os problemas, e o que é mais importante, descobrir e analisar as suas causas. Esquecemo-nos, às vezes, de considerar que somos seres inteligentes, responsáveis pela execução de todas as tarefas que nos envolvem na obrigação de “cuidar” do patrimônio oferecido pelo Criador, O Planeta. O Homem é o detentor do poder do pensamento. Há muitos homens que abrem mão desse privilégio maravilhoso: O DOM DE PENSAR. Assumem postos e encargos, desfrutam ansiosa- mente das benesses inerentes, utilizam a inteligência parcialmente, voltando seus neurônios para o oportunismo e a prevaricação. Ostentam títulos e exibem seus méritos. Há mesmo os que se movimentam e se manifestam, abastecidos exclusivamente pelo combustível dos instintos e dos apetites, repetindo sempre as mesmas “teorias”, cobrando tudo de todos e muito pouco ou nada oferecendo.
A alguns o poder, ou o simples fato de pensar que podem, causa sonambulismo, estagnação. Fixam-se como postes de concreto em suas ridículas posições e aí se mantêm sem ver o tempo passar.
Qualquer dentre nós, quando se afasta dos verdadeiros objetivos da vida, pode- se incluir inapelavelmente nesse exército de inconscientes. Sempre há tempo para abominar a desvairada ânsia pela velocidade, execrar a louca precipitação dos desejos, que é o terrível mal dos nossos dias. Comecemos por dedicar alguns minutos diariamente à reflexão sobre nós mesmos. Perguntemos se não estamos perdidos dentro de nossos próprios labirintos. Quanto mais pensamos em nossos anseios, mais confundimos neces- sidade com ambição, mais nos afastamos de Deus, mais nos tornamos autômatos manipu- lados por forças negativas, misturando Sonhos com Loucura.
Não poderia ser mais atual e valioso o conselho do Mestre Maior: “CONHECE-TE A TI MESMO’


PECAJO

Nenhum comentário: