Sou professora de Filosofia, aposentada e... desempregada.Coisas de vida, meu amigos, pois no ano em que eu completaria 40 anos de trabalho, não consegui aula.Tudo isso graças a uma manobra política do atual governador de São Paulo que tirou aulas de Filosofia de várias séries da rede pública, quando a matéria é obrigatória em nível nacional. E, minha maior tristeza foi a retirada da Filosofia da grade curricular do EJA (Educação de Jovens e Adultos). É maravilhoso fazer um trabalho com os adultos que se afastaram da escola por vários motivos e, retornam para recuperar o tempo perdido. Mas, tenho esperança de que no ano que vem as coisas melhorem, pois além da Filosofia, a Sociologia é matéria obrigatória, agora no Brasil todo.Matérias importantes, necessárias, que sempre incomodam aqueles que não se preocupam de verdade com a educação da população. Com certeza estarei dando aula em 2009 , se não for em São Paulo, irei para qualquer outro Estado, pois vai faltar professor.
Nunca me arrependi de cursar Filosofia, embora o campo de trabalho seja bem restrito. Aliás, viver de Filosofia no Brasil é uma façanha.
Agora estou terminando Pedagogia, financiado por minha mãe, pois ficar sem aula este ano deixou minha vida financeira bem complicada. Tive que cortar despesas e até cancelar meu plano saúde, o que na minha idade é uma temeridade. Mas, como tudo na vida serve de lição e aprendizado, passados os primeiros meses de grande estresse onde eu só reclamava e cansei meus amigos com tantas lamúrias, passei a viver de forma mais espartana e, a curtir o ócio de maneira bem produtiva.
Lição aprendida com tudo o que me aconteceu este ano? Aprender a lidar com as perdas e me desapegar das coisas materiais.
É isso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário